A Volvo Construction Equipment está apresentando a primeira linha de caminhões articulados totalmente elétricos do mundo. Os primeiros modelos da nova linha são o A30 Electric e A40 Electric, que são os primeiros caminhões articulados elétricos a bateria produzidos em série em sua classe de tamanho.
A inovação vai de encontro à história da Volvo CE, que foi a criadora do conceito de caminhão articulado, nos anos 1960. A apresentação dos novos modelos aconteceu na feira Bauma, na Alemanha, e a produção em série começará na Europa a partir de 2026.
A grande vantagem dos caminhões articulados elétricos é que eles têm o mesmo desempenho dos modelos a diesel, mas sem emitir nenhum poluente durante sua operação.
Com uma carga útil de 29 toneladas e 39 toneladas, respectivamente, essas poderosas máquinas estão agora entre as maiores do portfólio elétrico da Volvo CE.
“Nosso compromisso com a inovação continua. Esses caminhões elétricos marcam um grande passo à frente em nossa ambição de descarbonizar a indústria de construção, combinando o mesmo desempenho imbatível que nossos clientes conhecem e amam, com uma operação mais sustentável. Com os primeiros caminhões articulados movidos a bateria do mundo em sua classe de tamanho, temos orgulho de continuar a evoluir nosso portfólio, trazendo nossa tecnologia elétrica de classe mundial para um segmento totalmente novo”, disse Mats Sköldberg, Chefe de Tecnologia da Volvo CE.
De acordo com a montadora, os caminhões usam baterias de íons de lítio, e podem operar por 4h a 4h30, dependendo da aplicação, podendo chegar a 7 horas em operações menos severas.
A aplicação ideal para esse tipo de caminhão é o transporte de carga em declive e percursos vazios em subida, trabalhos em túneis e pedreiras e operações subterrâneas, onde a redução de emissões de poluentes é crítica.
Usando carregadores DC de 350 kW, o carregamento das baterias de 20% até 80% ocorre em uma hora.
Se recarregados com energia renovável, de fonte solar ou eólica, os caminhões oferecem reduções de emissões de CO2 de até 90% em seu ciclo de vida.
Os novos caminhões também contam com a nova arquitetura desenvolvida para a família de caminhões articulados Volvo, apresentada no início do ano. Além de um novo design, os caminhões trazem mais segurança, melhor visibilidade e manutenção simplificada.