Projeto suspende resolução que obriga caminhão basculante a ter alerta sonoro

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 12/24 suspende a resolução do Conselho Nacional de Trânsito que obriga os caminhões basculantes a instalarem alertas sonoros e luminosos. Esses alertas entram em ação quando a caçamba é acionada. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

A obrigação de instalar os dispositivos de segurança também é estendida aos caminhões-tratores que rebocam veículos com carrocerias basculantes. A Resolução 859/21 prevê sanções para o descumprimento da medida.

O deputado Junio Amaral (PL-MG), autor do projeto, defende a suspensão da resolução. Segundo ele, a instalação obrigatória dos dispositivos vai onerar caminhoneiros e empresas de “maneira desproporcional”.

 

RECOMENDADO Projeto de lei quer permitir voto em trânsito para caminhoneiros em todo o Brasil

 

“Eles serão penalizados com o ônus dessas adaptações obrigatórias sem, contudo, serem causadores contumazes de acidentes envolvendo caminhões com carroceria do tipo basculante por imprudência ou imperícia”, disse Amaral.

O projeto será examinado nas comissões de Viação e Transportes, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário. Para vigorar, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Com informações da Agência Câmara de Notícias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.

Deixe um comentário

Sobre a AASC Truck

AASC TRUCK é Pioneira na região de Santa Catarina, no segmento de Proteção Veicular. Fundada em 2012 na cidade de Orleans, com o objetivo de suprir a necessidade de uma proteção com valor acessível, e proteção contra furtos, roubos, acidentes, danos materiais causados a terceiros, assistência 24h, além de benefícios infinitos para seus associados e seus familiares.

Posts Recentes

Siga a AASC Truck

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos.