Projeto quer ampliar sinalização de radares fixos com sinal luminoso e monitor de velocidade

O Projeto de Lei 4751/24 altera o Código de Trânsito Brasileiro para tornar obrigatória a instalação de luzes indicativas nos radares fixos e de equipamentos que mostrem ao motorista a velocidade do  veículo. A Câmara dos Deputados analisa a proposta.

O texto também proíbe a instalação de radares em locais de difícil visualização e exige a colocação de placa sinalizando o limite máximo de velocidade a menos de 500 metros do radar.

Mais conscientização

Autor do projeto, o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) argumenta que ampliar a sinalização dos radares pode aumentar a conscientização dos condutores e reduzir o número de infrações.

“O termo ‘indústria da multa’ é usado comumente para definir que no Brasil haveria uma máquina arrecadatória que tem como vítimas os condutores que cometem irregularidades no trânsito”, afirma Silva.

Segundo ele, essa “indústria da multa” seria constituída por autuações que só tiram dinheiro dos motoristas e não ajudam a conscientizá-los sobre a importância de seguir as leis de trânsito.

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

FONTE: https://blogdocaminhoneiro.com/2025/03/projeto-quer-ampliar-sinalizacao-de-radares-fixos-com-sinal-luminoso-e-monitor-de-velocidade/

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.

Deixe um comentário

Sobre a AASC Truck

AASC TRUCK é Pioneira na região de Santa Catarina, no segmento de Proteção Veicular. Fundada em 2012 na cidade de Orleans, com o objetivo de suprir a necessidade de uma proteção com valor acessível, e proteção contra furtos, roubos, acidentes, danos materiais causados a terceiros, assistência 24h, além de benefícios infinitos para seus associados e seus familiares.

Posts Recentes

Siga a AASC Truck

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos.