Prepare o seu motor! Mistura de biodiesel aumenta e pode trazer problemas a caminhões mais antigos

Passa a valer a partir de hoje, 1º de agosto, a nova decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que define novas regras para biocombustíveis no país. Com isso, o percentual de  biodiesel misturado ao diesel sobe de 14% para 15%, e de etanol na gasolina sobre de 27% para 30%.

De acordo com o Governo Federal, o aumento do percentual visa reduzir a dependência de combustíveis fósseis, promover a sustentabilidade e diminuir emissões de gases poluentes.

Porém, quem tem veículos mais antigos poderá enfrentar problemas com a nova mistura. O biodiesel usado nos caminhões é produzido a partir de fontes renováveis, especial soja, e usa aditivos como a parafina, que podem trazer consequências negativas aos motores mais antigos.

Entre os problemas mais relatados estão o acúmulo de depósitos nos tanques, por formação de borra, e também entupimento de filtros e sistema de injeção dos motores, já que essa borra pode ser sugada para o sistema de alimentação do motor.

Outro problema relatado, especialmente nessa época do ano é a formação de cristais de parafina com as temperaturas mais baixas. Isso afeta a operação do motor em regiões de temperaturas mais frias, e pode fazer o caminhão perder potência ou até parar por completo em algumas situações.

Outro ponto relevante é a menor densidade energética do biodiesel em relação ao diesel convencional, o que pode resultar em uma redução de 3% a 5% na potência dos caminhões mais antigos, que não foram projetados para operar com esse combustível.

Para evitar esse tipo de problema, é recomendado aos proprietários dos veículos mais antigos a manutenção regular do veículo, abastecimento em postos com qualidade e monitoramento, para notar qualquer possibilidade de falha. Também é possível usar aditivos nos tanques do caminhão, que previnem a formação de borras e acúmulos, evitando problemas ao sistema de injeção.

Apesar dos problemas, o biodiesel usado no Brasil ainda é um combustível que traz vantagens, como uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa (até 15% em comparação com o diesel de petróleo). Além disso, a maior proporção de biodiesel apoia a economia agrícola e reduz a dependência de combustíveis importados.

 

FONTE:https://blogdocaminhoneiro.com/2025/08/prepare-o-seu-motor-mistura-de-biodiesel-aumenta-e-pode-trazer-problemas-a-caminhoes-mais-antigos/

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Sobre a AASC Truck

AASC TRUCK é Pioneira na região de Santa Catarina, no segmento de Proteção Veicular. Fundada em 2012 na cidade de Orleans, com o objetivo de suprir a necessidade de uma proteção com valor acessível, e proteção contra furtos, roubos, acidentes, danos materiais causados a terceiros, assistência 24h, além de benefícios infinitos para seus associados e seus familiares.

Posts Recentes

Siga a AASC Truck

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos.