Aquele que é considerado o primeiro caminhão do mundo, chamado de Daimler Motor Carriage, foi produzido em 1896, há quase 130 anos, por Gottlieb Daimler. O veículo original se perdeu anos depois, mas uma réplica perfeita desse veículo esteve por anos no saguão do Daimler Truck Campus, na sede da fabricante de caminhões e ônibus em Leinfelden-Echterdingen, na Alemanha.
Agora, essa réplica, construída nos mínimos detalhes, passará por uma restauração completa, para que tenha condições de circulação em estradas.
O caminhão, que é considerado um marco técnico na história do automóvel, será restaurado nas próximas semanas na Escola Philipp-Matthäus-Hahn, em Nürtingen.
O caminhão, que foi construído de forma artesanal, será restaurado para condições de circulação por aprendizes especialmente treinados, sob a orientação de instrutores experientes e como parte da qualificação adicional para carros clássicos e modernos oferecida pela Associação Automotiva da Região de Stuttgart.
Esse projeto único combina de forma a tradição automotiva, o treinamento moderno e o intercâmbio intergeracional dentro do ofício de restauração automotiva.
Durante o processo de restauração, os especialistas querem garantir que o veículo comemorativo não seja apenas preservado como uma peça de museu, mas também possa voltar ser dirigido.
O retorno a Leinfelden-Echterdingen está previsto para o final de agosto de 2025, para a apresentação no Spitzkraut Classics, em setembro. Lá, esta peça especial da história da tecnologia não só estará em exposição, como também será vivenciada em movimento.


